segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

A Pseudo-independência brasileira




Sete de setembro de 2011, data na qual comemoramos 189 anos de independência brasileira, mas o que esta “independência” nos trouxe de bom? O que mudou? Somos realmente independentes?
Cortar os laços com Portugal não nos fez expurgar totalmente o espírito de colônia que está impregnado no povo brasileiro. Somos tão submissos a cultura alheia que chegamos a esquecer e pejorar a nossa; cultivamos com veemência o “estilo globalizado de se viver” deixando de lado nossas tradições e riquezas.
O gosto musical brasileiro é um belo exemplo dessa alienação, deixamos de lado os ritmos tradicionais brasileiros e nos agarramos no hip hop, rock e Pop norte americano. Basta dar uma olhada nas esquinas de nossas grandes cidades, onde as boates “americanizadas” predominam; basta olhar nas mesas das nossas famílias pra notar a influencia das culturas “superiores” (é assim como o povo brasileiro vê as outras culturas) ;o refrigerante, o fast-food; as roupas dos nossos jovens são exemplos que servem para ilustrar uma verdade: não conseguimos viver sem nos entregar à alienação cultural. Somos ,culturalmente, dependentes, somos uma colônia cultural, somos colonizados pelo imperialismo feroz.


PARABENS BRASIL, VIVA A PSEUDO-INDEPENDENCIA!

1 comentários:

Fernando Mata Grande disse...

Dependência cultural, política e econômica.

Postar um comentário